Home   /   Novos Discos  /   Jorge Cruz está de volta aos discos a solo com “Transumante”. Ouve aqui
Jorge Cruz está de volta aos discos a solo com “Transumante”. Ouve aqui

São dez as novas canções que compõem o álbum “Transumante” de Jorge Cruz, já nas plataformas digitais. Cinco anos após o fim da banda Diabo na Cruz, Jorge Cruz regressa com um novo disco composto, tocado, gravado e misturado pelo próprio, com masterização de Mário Barreiros.

Jorge Cruz ao vivo

Para além de anunciar o novo disco, Jorge Cruz anunciou ainda dois concertos: a 04 de abril na Casa da Música, no Porto, e a 09 de abril no Teatro Maria Matos, em Lisboa.

O cantautor refere que irá «cantar as canções novas e outras que fui compondo ao longo dos últimos 30 anos».

Sobre “Transumante”, Jorge Cruz refere nas suas redes sociais:

«Tinha as maquetas de um álbum a solo na gaveta há dois anos, quando comecei a compor outro, mas, a meio desse, dei com um grupo de 10 ideias musicais que pareciam fazer parte de uma família diferente. Por alguma razão, senti que precisava de concluir essas primeiro.

Escrevi-as durante o Verão de 2022 e, no Outono, comecei a gravá-las em casa, convencido de que se trataria de um simples álbum de viola e voz. Uma coisa leva a outra, e já estava a juntar mais vozes, percussões, baixos, guitarras eléctricas e por aí fora. E assim se passou um ano.

De facto, a primeira vez que apresentei as canções foi no formato de viola e voz, em concertos na Casa da Música e no Teatro Maria Matos. Mas, a seguir, fiz mais arranjos, concluí as gravações e passei uns meses a misturá-las, enquanto tentava aprender como é que isso se faz, em tempo real. Foi a primeira vez que desempenhei tais tarefas sozinho, mas, neste caso, senti que era importante fazer a caminhada ao meu próprio ritmo, mesmo que isso significasse ter de navegar os altos e baixos do desconhecido, e passar grande parte do tempo a duvidar e sem saber como fazer.

Em última análise, tinha prioridades bem claras que estavam ao meu alcance: encontrar o ambiente adequado à narrativa de cada canção e criar um objecto final representativo de mim e da minha música, neste momento.

Pois, agora, chega a hora de vos apresentar esse objecto. Confesso que estou curioso para saber de que forma ressoará convosco. É o que vamos descobrir já a seguir! O meu novo álbum chama-se “Transumante”».

Related Article