Home   /   Novos Discos  /   Jónatas Pires – Álbum de estreia “Terra Prometida” já disponível
Jónatas Pires – Álbum de estreia “Terra Prometida” já disponível

Jónatas Pires acaba de lançar o seu álbum de estreia “Terra Prometida”, já disponível em todas as lojas e plataformas digitais.

“Terra Prometida” é o lugar disponível para todos os cansados de vaguear pelos subúrbios da vida.

«Um poema antigo diz-nos que “os que semeiam com lágrimas hão de colher com alegria”, ou seja, aqueles que no meio do desespero insistem em lançar a semente à terra, que saem das suas casas com um peso no peito, mas teimam em fazê-lo, no regresso voltarão com a alegria a transbordar-lhes dos braços. E a Terra Prometida é um país de lágrimas.

As melhores canções são as que apontam caminhos deixando sempre margem para chegarmos ao destino por um itinerário diferente. Se nos mostrassem como lá chegar, seriam instrumentos de uma tecnocracia autoritária que tanto nos usa como despreza. Por isso, considero o “Terra Prometida” um disco para peregrinos. Quem descobriu que as ruínas do passado não têm de ser os alicerces do futuro. Que compreender a saudade, a distância, a impotência, o falhanço, a esterilidade da terra em que vivemos, que somos, é a semente para o renascer da vida nos lugares onde até quem acredita na vida extraterrestre acha impossível algo voltar a nascer.

Entre as várias frases que roubei em homenagem a outros autores e poetas, destaco a de Machado de Assis. Quincas Borba, doente, contemplou a cara magra e o olhar febril com que descobria os subúrbios da morte. “Terra Prometida” é o lugar disponível para todos os cansados de vaguear pelos subúrbios da vida. Os que carregam o peso das lágrimas com a esperança de poder vir a carregar o peso da alegria. Os que ficam sem resposta quando chamam alguém pelo nome, mas continuam a deixar a mesa posta antes de ir dormir. Enfim, para cada um de nós num qualquer momento.

Esta é a Terra Prometida. Tentei apontar para ela, mas o caminho é de quem a ouvir chamar. Nunca foi minha. Agora é vossa», assim define Jónatas Pires as 11 canções que compõem o disco.

“Terra Prometida” ao vivo

Jónatas Pires apresenta o seu álbum de estreia ao vivo, no dia 14 Junho no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Este concerto terá como convidados especiais: Manuel Palha, Samuel Úria e Selma Uamusse.

Já no dia 18 de Junho atua no Auditório CCOP no Porto.

Related Article