Home   /   Notícias  /   O poder da música
O poder da música

A música acompanha-nos nos momentos felizes e tem o condão de nos ajudar nos momentos difíceis, exercendo uma presença forte na vida da maioria de nós. Parafraseando Aristóteles e Platão, a música é um bálsamo para o corpo, trazendo ora calma, ora êxtase. Atualmente, os estudos vão no sentido de associarem música a felicidade, destacando igualmente o seu potencial no controlo da ansiedade.

Consoante o estilo, a música transmite-nos tranquilidade ou energia. Prova disso são as várias playlists que existem em plataformas como Spotify ou Apple Music, dedicadas a diferentes momentos do dia, ou a atividades específicas como estudo, descanso, exercício, entre outras.

Os meios musicais

Dada a sua importância, a indústria da música vai-se adaptando às necessidades e evoluindo consoante os interesses do público, abraçando ora o digital, ora o analógico, nas plataformas, em CD, cassete ou vinil. Atualmente, é possível ouvi-la em diversos meios e formatos, consoantes as nossas preferências. A inovação é constante, mesmo quando parece um retrocesso. Depois do reinado do CD e das plataformas de streaming, quem diria que o vinil estaria de volta, sendo novamente o formato mais vendido?

Tendo em conta o mundo de possibilidades disponíveis, há quem prefira ouvir música descontraidamente em casa ou, em alternativa, em discotecas ou ao vivo. Em recintos menores, os concertos são intimistas e proporcionam experiências de partilha com os artistas. Por outro lado, os concertos em festival ou em grandes recintos, pelo fator multidão e aspeto cénico associados, podem ser igualmente galvanizadores e de comunhão, conseguindo carregar as nossas energias depois de um dia stressante.

Festivais e Concertos

Para quem adora música ao vivo, os próximos meses vão ser verdadeiramente quentes, porque, com a chegada do verão, as agendas ficam bem preenchidas por festivais. O primeiro é o North Festival, mas, até setembro, vão realizar-se inúmeros por todo o país, dedicados aos mais diversos estilos.

Porém, a oferta de música ao vivo não se limita a festivais de verão, pelo que estão igualmente agendados concertos em nome individual de alguns artistas estratosféricos internacionais, como Coldplay, Madonna ou Harry Styles. Ainda assim, quando comparamos os nossos eventos com os de outras capitais, ficamos com a sensação de que Lisboa poderia desfrutar de ainda mais música ao vivo.

Esta escassez de eventos está relacionada com os cachés elevados cobrados pelos músicos mais populares e que, em grande medida, inviabilizam a realização de mais concertos em Portugal. Pense nisso, há quanto tempo não assistimos a um concerto de Sting, Bruno Mars ou Lady Gaga em Lisboa? Estes nomes, que darão concertos em Las Vegas em 2023, infelizmente não visitarão as nossas salas este ano.

Ora, a aquisição da Altice Arena e da Ritmos e Blues pela Live Nation pode alterar este estado de coisas. Efetivamente, temos esperança de que esta internacionalização permita que mais nomes musicais de monta comecem a incluir o nosso país nas suas digressões mundiais. Quem não gostaria de ver um concerto de Bruce Springsteen ou Beyoncé em Portugal? Mal podemos esperar por esse dia!

música - festivais e concertos 2023

Jogos de tema musical

Mas voltemos um pouco atrás e, enquanto aguardamos pelo concerto do nosso artista ou banda favorita, escutemos a sua música, e valorizemo-los por estarem sempre disponíveis para nos apoiar nos bons e maus momentos.

A verdade é que, fã que é fã vai aos concertos, compra os discos e o merchandising que os artistas vão lançando, para além de jogar ao som da sua banda favorita, claro! De facto, ao longo do tempo, algumas empresas do setor do entretenimento como a Stern Electronics, que além de parcerias com marcas como a Supreme, estabeleceu ligações com bandas como os Led Zeppelin, os Iron Maiden ou os Foo Fighters para lançarem jogos de pinball físicos, que permitiam que os seus admiradores tivessem mais um meio para desfrutar da música que faziam; as cores e efeitos sonoros dos jogos aliavam-se assim à música para nos entreter.

A mesma lógica foi posteriormente aplicada por companhias como a NetEnt ou a Play’n GO às vídeo slots também dedicadas a bandas. Através delas, divertimo-nos e estreitamos ainda mais a relação com a nossa música favorita e com o bem-estar que esta nos proporciona. A pensar nestas boas sensações, plataformas como a PokerStars Casino incluem uma seleção de vários jogos de tema musical: as Guns N’ Roses vídeo slots e as Ozzy Osbourne vídeo slots, as slots dedicadas a Jimi Hendrix, Motӧrhead ou as Kiss – Reels of Rock. Estes títulos são para jogar com o som bem alto e contam igualmente com gráficos que homenageiam os artistas que fazem parte da banda sonora das nossas vidas.

Com efeito, a esfera desta indústria não consegue mesmo ficar só na sua “bolha”. O impacto na sociedade é imenso e isso faz com a música seja sempre uma arte intemporal.

Related Article