Home   /   Garband  /   Os Bar Ban Sónicos, banda de clássicos de garagem dos anos ‘60 e de punk Rock [Crónica]
Os Bar Ban Sónicos, banda de clássicos de garagem dos anos ‘60 e de punk Rock [Crónica]

“Sem Fronteiras” é o nome da crónica Quando a Alma Vibra de Ricardo Choupina para o Garband. A banda em destaque é Os Bar Ban Sónicos.

Quando a Alma Vibra

uma crónica de Ricardo Choupina

Sem Fronteiras

Sempre que visito o Alto Minho sinto a forte ligação que Portugal tem com a Galiza. uma ligação que advém dos séculos de História que foram atravessando os tempos. Dois povos que ainda hoje compartilham uma identidade cultural que vai para além da linguística, já que os idiomas português e galego são considerados por muitos como línguas irmãs que derivam do galaico-português, ou, português arcaico. E nessa ligação nos dias de hoje não vejo nem sinto fronteiras.

Efetivamente, se há experiência que me alimenta a alma é conhecer lugares, atravessar paisagens sem que se percebam fronteiras e enriquecer o espírito, tal como acontece quando atravesso o Rio Minho e percebo na magnífica paisagem onde respiro verde na envolvente dessa corrente, onde as ondas dessas águas unem as duas margens ao invés de as separar enquanto o ferryboat num vaivém como quem Caminha até ao monte de Santa Tecla, aspirando chegar ao cume A Coruña. E a ilha do Amor que, de um lado, tem o Cervo que me observa de longe e, do outro, a Galiza, sabendo que ao atravessar a Ponte da Amizade não percebo fronteira, já que se não tivessem colocada uma placa a indicar Portugal 1 Km e outra placa mencionando Espanha nas duas entradas da ponte não perceberia dois países.

Assim acontece com Os Bar Ban Sónicos de Pobra do Caramiñal – A Coruña, GARBANDERS do mês de Junho de 2021. Uma banda de clássicos de garagem dos anos ‘60 e de punk Rock constituída por Manel Casal na guitarra e voz, Amroth Lopes no baixo e coros e Abel Cores na bateria.

Eles assim o sentiram, ou pelo contrário, não sentiram as fronteiras e atravessaram as paisagens magníficas da Galiza ao Minho. Chegados até ao GARBAND Music Fest, perceberam que a linguagem na música é apenas uma.

É assim, ~ Quando a Alma Vibra!

Acompanha os Os Bar Ban Sónicos em: facebook.com/OsBarBanSonicos

Related Article