Home   /   Reportagens  /  Destaque  /   Piruka – o rapper que se agarrou ao que sonhou [reportagem]
Piruka – o rapper que se agarrou ao que sonhou [reportagem]
Na segunda-feira, dia 30 de julho, eram quase 20h00 quando cheguei ao recinto da Expofacic, em Cantanhede, e já havia dezenas de jovens a garantir a primeira fila para o concerto do André Silva, mais conhecido por Piruka. As portas tinham aberto às 19h00 e o concerto do rapper da Madorna só começara pelas 23h00.
Rapper - Piruka - concerto - expofacic (2)

Piruka ao vivo na Expofacic

 

“Boa noite, o meu nome é Piruka e vamos começar”, assim se apresentou ao público da Expofacic, seguindo a apresentação com o tema “Tens De Intervir”, lançado há 4 anos atrás, onde o rapper canta “agarrei-me ao que sonhei com unhas e dentes, e felizmente não me enganei”.

Sonho esse que faz com que Piruka seja, atualmente, um fenómeno em Portugal: mais de 75 mil seguidores no facebook, 134 mil seguidores no twitter, 328 mil seguidores no instagram e mais de 475 mil subscritores no youtube, onde aí sim, os números impressionam com milhões de visualizações nos seus vídeos.

Rapper - Piruka - concerto - expofacic (16)As suas canções são inspiradas na vida difícil que Piruka admite, sem qualquer preconceito, que teve. Em “Sirenes”, tema editado em 2016, diz “Desde criança que eu ouço sirenes e não / Não quero isso para a minha vida / A rua nunca foi saída / Por isso procurei mudar de vida”.

Seguiu-se “Não Se Passa”, tema galardoado como single de ouro e que pertence ao seu álbum de estreia “Aclara”, lançado no final do ano 2016. Desse mesmo álbum faz parte o tema “Se Eu Não Acordar Amanhã”, que também foi single de ouro e que conta com mais de 18 milhões de visualizações no youtube.

No concerto ouviram-se ainda os dois novos temas (lançado há uns dias “Prova dos 9” já tem mais de 1 milhão de visualizações e “Vai” está perto de atingir 1 milhão) e ainda o refrão de um novo tema que irá fazer parte do novo álbum que o rapper português irá lançar em janeiro do próximo ano.

Ouviram-se ainda os temas “Os Meus Putos”, “Salto Alto”, entre outros como “Só Vim Dizer Yau”, temas que nasceram do beef entre Piruka, Holly Hood e 9 Miller.

Rapper - Piruka - concerto - expofacic (6)

O concerto de Piruka atraiu milhares ao recinto da Expofacic, desde jovens, crianças e também adultos que acompanhavam os seus filhos. Os mais novos sabiam as letras de cor, os mais velhos por vezes solfejavam o refrão de algumas canções.

O rapper da Madorna, como tantas vezes e orgulhosamente diz, começou a lançar temas no youtube em 2013. Em 2014 lançou a mixtape “Quatro Cantos”, em 2016 o disco “Pára e Pensa” que começou a dar grande revelo ao nome Piruka e em 2017 lança “Aclara”, o seu primeiro longa duração, que o torna um dos artistas mais mediáticos em Portugal. Em apenas 5 anos, e sem estar associado a nenhuma agência discográfica (por opção do próprio e porque está a criar a sua própria editora), é incrível o sucesso que Piruka tem alcançado.

Texto: Daniela Henriques
Fotos: Inês Silva

FOTOS DO CONCERTO E PIRUKA NA EXPOFACIC
Related Article