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Quando as músicas saltam para outras atividades

Associamos a música a muitos momentos das nossas vidas – aquele momento em que vimos pela primeira vez o nosso grande amor, a música que tocava quando recebemos aquele telefonema, ou a música que escolhemos ouvir e que tanto nos marcou naquela fase menos boa.

Ainda que a música faça parte da nossa vida e das nossas memórias, ela é associada aos grandes artistas, ou aos músicos e bandas que marcaram gerações, mesmo que não sejam os nossos preferidos – toda a gente conhece alguma música dos Queen, ou dos Abba, mesmo que estes artistas nunca tenham feito parte das suas playlists. Mas, a música tem uma grandiosidade maior que os seus artistas, ganhando grande importância em diversas áreas pela capacidade de mexer com as nossas emoções.

A importância da música em todas as áreas

Gostamos tanto de música porque tem a capacidade de gerar emoções. Na verdade, sempre que ouve a sua música preferida o cérebro liberta dopamina, associada à sensação de bem-estar e prazer. Mas, existem alguns estilos musicais que nos despertam raiva, medo, ou tristeza. Isto oferece uma oportunidade enorme para que várias indústrias utilizem o poder da música para gerar emoções aos seus consumidores e neste caso as músicas saltam para a nossa vida nas mais diferentes ocasiões.

A música como terapia

A música é usada como terapia desde há muitos anos, nomeadamente como co-ajuda de tratamentos de algumas doenças neurológicas pela possibilidade de alterar os estados cognitivos. De uma forma mais leve, atualmente existem playlists disponíveis nas plataformas de streaming especialmente usadas para aumentar o foco, para que consiga melhorar a sua performance no trabalho, por exemplo.

A música usada pelas várias indústrias

Uma vez que a música tem a capacidade de alterar as emoções, é expectável que as indústrias de vários setores utilizem música para despertar determinadas emoções ao seu público-alvo. É por isso que algumas lojas de roupa oferecem música alta e de batida mais forte para os seus consumidores, enquanto outras apostam em músicas mais calmas – na verdade esta é uma questão importante para efetivar a venda e conhecida como music branding. Mas, não é apenas no retalho que a música tem importância e pode condicionar a experiência do consumidor. Isso é bastante visível na indústria do jogo, por exemplo, nos jogos de slot machines disponíveis no casino Betway e outros, cujos sons remetem às sensações de adrenalina e divertimento, ou em jogos como o Grim Fandango cuja banda sonora possui uma qualidade tão grande, que facilmente ultrapassa o jogo e se torna uma playlist que quer ouvir mesmo sem estar a jogar, colocando este jogo sempre presente, mesmo que de forma inconsciente.

Talvez pela música possuir a capacidade de se tornar tão presente na nossa vida e nas nossas ações, atividades como o Karaoke são tão populares, pois são formas de sentir que determinadas músicas são também um pouco nossas, ou que as bandas sonoras dos filmes saltam dos filmes e passam a fazer parte da vida das pessoas que se identificam muitas vezes mais com a música do que com a história que é contada nos filmes.

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