Home   /   Sem categoria  /   Reportagem | Silence 4: noite de emoção no Meo Arena
Reportagem | Silence 4: noite de emoção no Meo Arena

As luzes da Meo Arena apagaram por volta das 21h30 para receber em apoteose o tão desejado regresso dos Silence 4. Em dois ecrãs, passavam imagens que faziam uma retrospectiva desde as mais recentes notícias até ao começo da banda.

Ao entrarem em palco, Sofia Lisboa dá as boas-vindas a uma sala cheia, apresentando a banda e logo começa a “festa” que David Fonseca tinha vindo a anunciar ao longo da semana nas redes sociais com “A Little Respect”, seguida de “Old Letters”.

O espectáculo continua, até David chamar ao palco um convidado muito especial: Sérgio Godinho junta-se à banda, para com ela interpretar o tema “Sexto Sentido”.

Ao longo do concerto, vários adereços vão compondo o cenário: um aquário gigante, um conjunto de cadeiras suspensas no ar… Mas é o carro que começa a descer, pendurado, que leva o público ao delírio, servindo de introdução à música “My Friends”.

“Dizia-me o David à pouco ao ouvido que ainda íamos partir tudo… Será?” Pergunta Sofia à plateia imensa, que de seguida acompanha a banda na música “Only Pain Is Real”.

Após mais alguns êxitos, a atenção do público é dirigida para o centro da Meo Arena, onde Sofia faz um agradecimento sentido à irmã, por lhe ter salvo a vida, dedicando-lhe uma música: “Invencible”, dos Muse (a música que a irmã punha a tocar para a animar). E se a emoção havia sido uma constante ao longo do espectáculo, o abraço entre ambas no final da dedicatória não deixou ninguém indiferente, deixando inclusive David sem palavras para continuar. Seguem-se “Self Sufficient”, “Silence Becomes It” e “Goodbye Tomorrow”, antes da banda regressar ao palco principal.

Outro momento marcante da noite, foi a entrega do tão aguardado cheque do montante angariado nos concertos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. 30.000€ foram entregues por Sofia ao presidente da Liga, fazendo um agradecimento aos profissionais e voluntários, “pessoas que nos recebem nos braços e nos ajudam a ultrapassar”, como referiu. O montante angariado vai fazer parte dos 80.000€ necessários para a investigação científica  da cura contra o cancro.
Já a terminar, David Fonseca agradece, pedindo ao público para tornar as canções da banda suas também e para cantarem todos bem alto, de forma a “acordar alguém num raio de 20Km”. Segue-se, mais uma vez, “Borrow” e “My Friends”, seguidas de um agradecimento a Sofia por ter sido a responsável pela reunião da banda e culminando com “A Little Respect”.

A banda regressa ao palco para um encore emotivo. “Angel Song” deu fim ao espectáculo, sendo a música na qual, segundo Sofia, o público cantaria a sua parte, caso ela não tivesse sobrevivido. Mas felizmente sobreviveu. E o público não deixou de a acompanhar, cantando a música do início ao fim.

O concerto na Meo Arena foi o último de quatro concertos, que marcou a reunião da banda após Sofia Lisboa ter vencido uma leucemia, que combateu durante três anos. Este tão aguardado regresso provou que, apesar da separação dos Silence 4, a banda continua bem viva na memória de todos os que a acompanhavam há quinze anos atrás e de muitos mais que se foram juntando ao grupo de fãs, ao longo dos anos. No ar, fica a esperança de um novo regresso.


Texto e fotografias:
Catarina Dias (catdias.com)

Related Article