Home   /   Música Por Música  /  Destaque  /   Siraiva fala-nos Música Por Música de “Rumo ao Azul”
Siraiva fala-nos Música Por Música de “Rumo ao Azul”
Siraiva [Pedro Saraiva] lançou no final de junho o álbum “Rumo ao Azul”. Um disco com 13 temas de pop dançável, cheios de cor, frescura, boa onda e que conta com diversas parcerias.
Siraiva fala-nos, na categoria Música Por Música, de cada canção do disco, bem como de cada participação.
Siraiva - Música Por Música - Rumo ao Azul - disco

Siraiva

 

Tantas Cenas

Ficou uma bela canção com o seu som atual, tinha uma letra do Presto, peguei na letra fiz o refrão, depois pedi ao Presto para adaptar os versos da música.
O resto foi produção: o Vitor que me ajudou a produzir essa canção, pediu-me para alterar o beat pois estava a 90bpm, mudamos para 100bpm, um bocado mais rápido, mas fez diferença, o Presto pediu para lhe dar um ar mais HIP HOP, e eu a puxar para o Nu disco. É uma bela canção acho eu, com a segunda voz da Inês, que torna a canção mais fresca!

Pânico na Disco

Essa Musica tem uma longa história. Começou com uma base minha, que enviei para os D`ALVA, pedi-lhes para colaborarem comigo. Foram fantásticos. Enviaram a melodia já com alguma letra, quase final, mais tarde, mais uma vez pedi ajuda ao Vítor Silva, a canção que tinha potencial merecia um refrão, o Vítor estava de guitarra na mão e saiu o refrão. Soava bem, mas para o fim da música achava que podia ter algo mais, ainda adicionei uns Vocoders tipo Daft Punk.

Sou tão fácil feat. Pedro Pode

Foi a música mais fácil de fazer. Fiz um convite ao Pedro, mandei duas demos, mas a medida que ouvia os temas dele na banda (S. Pedro) ficava com dúvidas do que lhe tinha enviado. Foi então que num dia em que ia a meio do filme “Double Body”, um belo filme dos anos 80s do Brian De Palma, fiz a Demo do “Sou tão fácil”. Enviei para o Pedro, ele respondeu-me logo, tinha gostado e combinamos o dia da canção. Foi fantástico trabalhar com ele. Fez melodia e letra. Ainda lhe dei umas ideias para a letra, mas ele não gostou, não me importei, pois, estava a soar mesmo bem o que ele escrevia, fiquei tão fascinado com a rapidez com que ele escreveu, que lhe perguntei: “Deves ler muito?”. A resposta ainda mais fascinante: “Olha que não!”. Foi aí que descobri que para se escrever boas canções não é obrigatório ser um bom leitor!

Tento feat. TenSixteen

Uma tarde no estúdio a trabalhar com os irmãos dos TenSixteen, uma banda que me foi apresentada pelo José Garcez, tínhamos ido lanchar e o Telmo que é bem mais atrevido do que o Tiago, diz-me assim: temos aqui um tema que ficava mesmo bem no teu disco. Eu como estou sempre a aprender, disse vamos ouvir isso depois de lancharmos, ouvimos e eu gostei logo da demo, tinha algo de Maroon 5, depois de muitas voltas, ficou o “Tento”.

Tudo Bem feat. Presto & Melo D

Talvez a música mais difícil de fazer. Tinha feito um convite ao Presto em 2016, começamos a trabalhar a canção eu com as minhas programações e tal, e o Presto com as rimas, ficou o registo da canção, mais tarde, em 2017, convidei o Melo D, para fazer algo com ele sobre outra Demo. Em 2018 numa bela noite estava a ver um filme de Martin Scorsese, ”Goodfellas”, e a meio do filme tive a feliz ideia de juntar as rimas do Presto com o refrão do Melo D. É uma música, tal como o filme, cheia de anos 90s.

Rumo ao Azul

Foi uma canção, como diz a letra, Rumo ao Verão. Com a letra fantástica de João Luís Barreto Guimarães, e a mistura da canção feita pelo Vítor Silva, brilhante amigo e produtor, mais a bela voz da Inês Kilpatrick. Quando se junta gente assim só pode ser uma boa experiência.

Mon Chateau feat. Big Papo Reto

Papo para os amigos, rapper Brasileiro nascido nas favelas do Rio, vindo de França para atuar em Portugal. Passou no meu estúdio, gostei muito das suas rimas e do groove como encaixava as palavras. Só tinha um problema em mãos, ele vinha de um desgosto amoroso e tinha sido com uma Francesa! Eu disse isso não é um problema, pelo contrario, até ajuda a inspiração, foi quando surgiu a música.

Eu Só Penso Em Ti feat. Inês Kilpatrick

Esta foi com a colaboração do Bruno Azevedo, uma ótima pessoa, para além de escrever muito bem; com a voz de Laura Fontoura. Sempre que a Laura vem ao Porto eu peço-lhe para passar no estúdio para gravarmos, aproveito sempre porque a voz da Laura tem um registo super versátil, foi o caso dessa canção.
Tinha pedido à Inês para fazer um rap, queria ter um rap que soasse a TLC, uma das minhas bandas preferidas dos anos 90s, a Inês fez o trabalho de casa fantástico como é seu hábito.

Certidões de Amor feat. Valter Lobo

Conheci o Valter na GDA, músico e advogado, disse músico primeiro porque acho que deve ser dito assim no caso dele, tinha-me oferecido um álbum chamado de “Mediterrâneo”, fiquei logo com muita vontade de trabalhar com ele. Enviei-lhe algumas demos, e foi a primeira que ele pegou, cantado com a entrega e a alma que já lhe conhecia.
No estúdio terminou a letra há medida que a música ia ficando feita. É uma canção diferente das outras, um hino a Cidade do Porto, ou talvez a balada do disco. Foram bons momentos de trabalho.

Dá-me Tempo

A letra é do João Pedro Coimbra, dos Mesa. Tinha-lhe pedido para fazer uma letra para uma demo que eu achava boa, e queria incluir no disco. A minha ideia era fazer uma música tipo “Empire of the Sun” mas ficou mais parecido com “Pnau”, por causa do Maestro Nuno Rocha e os seus alunos espetaculares, que deram um grande contributo para o refrão.

100% feat. Chamorra e Gabriela Marramaque

Eu já há algum tempo que queria fazer algo com o Chamorra, na altura ele tinha me pedido para fazer umas guitarras para o disco que estava a fazer com a Gabriela, foi então que surgiu a ideia de trabalharmos juntos numa canção.

Brinca na Barriga feat. Pacman

De cada vez que me encontrava com o Carlão, na noite do Porto ou em Lisboa, dizia-lhe vamos fazer uma música, até que um dia, em 2014, fiz-lhe uma proposta mais formal. Enviei-lhe duas demos, passado uns dias ele enviava-me uma das demos com melodia e letra. É muito fácil trabalhar com alguém com o talento dele.

Dá-me um toque feat. Rui Pregal da Cunha

Antes de ser amigo do Rui, eu era fã dele e dos Heróis do Mar. Sempre quis fazer algo com ele, ainda por cima, sempre achei que as nossas vozes iriam soas bem juntas. E assim foi, ele fez a melodia e a letra, gravámos no estúdio, depois foi só produzir um bocado e assim ficou.
Conheci o Rui ainda com X-Position, uma das minhas primeiras bandas que fez a primeira parte aos Heróis do Mar, que antigo que eu sou, outra coisa gira para contar, quando foi gravar o disco dos D.R.Sax a Londres, encontrámos o Rui no meio de Piccadilly, que coincidência!

“Rumo Ao Azul” de Siraiva encontra-se disponível nas plataformas digitais e nas lojas físicas.

O Made in Portugal agradece a Siraiva a disponibilidade para nos falar de forma mais abrangente de cada canção que integra o seu mais recente disco.


O tema “Brinca na Barriga” de Siraiva com Pacman (agora, Carlão) conta com mais de 1 milhão de visualizações no youtube.

Lyrics vídeo de “Tantas Cenas” de Siraiva lançado em março deste ano.

Acompanha Siraiva no facebook

Related Article